Videomapping será realizado no primeiro arranha-céu de são paulo

Idealizado por Tatiane Gonzalez do Ateliê Digital Analógico, "Incerteza Invisível" é uma intervenção urbana tecnológica em grande escala em formato de videomapping realizado por um grupo de mulheres.

Cortesia de Tatiane Gonzalez

Videomapping é uma técnica que utilizada projetores de cinema para criar ilusões de óticas em edifícios e diversos outros tipos de suporte. Em São Paulo essa técnica é realizada desde os meados anos 2000 predominantemente por homens, restando pouco espaço para a expressão artística de mulheres nesse formato.

"Incerteza Invisível" é uma criação que combina elementos do tarot para sugerir imagens de uma narrativa anti-patriarcal tornando o primeiro arranha céu da cidade de São Paulo um oráculo gigante, visibilizando narrativas femininas em meio à arquitetura fálica da cidade.

Cortesia de Tatiane Gonzalez

A direção, e o roteiro foram desenvolvidos pela cineasta Michelle Mattiuzzi que esteve esse ano na 48ª edição do Festival Internacional de Filmes em Roterdã - IFFR, com a exibição do curta metragem "Experimentando o Vermelho em Dilúvio", na mostra Soul in the Eyes que é um programa em homenagem à Zozimo Bulbul.

Cortesia de Tatiane Gonzalez

E para a  criação visual, a diretora optou por uma equipe interdisciplinar de artistas, que têm interesse em comum por videomapping. São elas; Graziela Paes aka VJ Grazzi, brasiliense, cineasta que se dedica às performances audiovisuais e instalações artísticas com luzes, pela Artista visual, ilustradora e designer, Letícia Ramos e também por Ligia Alonso, artista visual paulistana autora de um conteúdo irreverente, seus VJ Sets se transformam em imagens geométricas e abstratas, criando uma atmosfera visual sincronizada com a música que foi criada pela produtora musical e DJ BadSista que esteve esse ano em Berlin apresentando seu novo set para a edição da Boiler Room.

Cortesia de Tatiane Gonzalez

Incerteza Invisível compõe a programação da Virada Cultural 2019, acontecerá a partir das 19h do dia 18 de maio no edifício Sampaio Moreira, rua Líbero Badaró 340.

FICHA TÉCNICA

Produção executiva: Tatiane Gonzalez
Direção: Michelle Mattiuzzi
Roteiro: Michelle Mattiuzzi e Tatiane Gonzalez
VJS: Graziela Paes, Lígia Alonso, Letícia Ramos
Trilha: BadSista
Coordenação técnica: Lígia Alonso
Produção: ADA Ateliê Digital Analógico
Projetores: on projeções

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Videomapping será realizado no primeiro arranha-céu de são paulo" 17 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917336/videomapping-sera-realizado-no-primeiro-arranha-ceu-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.